O QUE É ARTETERAPIA?

O QUE É ARTETERAPIA?

Imagem produzida por Helayne Costa – Arteterapeuta

1

Imagem produzida por Helayne Costa – Arteterapeuta

Entre os povos primitivos, a arte já era reconhecida como manifestação do sagrado. Já encontramos relatos da arte como prática terapêutica na Grécia antiga (sec. V antes de Cristo, em Epidauro, centro dedicado a Asclépio). O Homem em sua origem e trajetória histórica, sempre buscou ferramentas de comunicação e expressão de seus sentimentos. Mesmo antes da linguagem escrita e verbal se caracterizar como formas de comunicação, ele já elegia os sinais e os símbolos, na busca de fazer-se entender, dar significado e sentido à vida. Era exercida coletivamente através da dança, do canto, da narração mítica, da pintura corporal, da confecção de objetos e adornos.
A Arteterapia iniciou sua prática na Europa e Estados Unidos, onde surgiu como profissão em 1969. As precursoras da Arteterapia foram Florence Cane e Margareth Naumburg (1941) e Edith Kramer (E.U.A) e Adrian Hill (Inglaterra), em 1958. No Brasil, iniciou com Osório César (1925) e a psiquiatra Nise da Silveira (1946) que criou o Museu do Inconsciente (1952( e a Casa das Palmeiras (1956) no Rio de Janeiro. Em Zurique (1957), a Dra. Nise da Silveira mostra à C.G.Jung, os trabalhos dos pacientes do centro psiquiátrico nacional, expostos no II Congresso Internacional de Psiquiatria. Ele fica impressionado com a grande força expressiva dos símbolos e arquétipos ali contidos.

A história da Arteterapia está intimamente ligada à História da Arte, Psicanálise e Psiquiatria. O trabalho psicológico se propõe a trazer diferentes e abrangentes modalidades artísticas, tendo também no seu embasamento, inúmeros referencias da psicologia. Utiliza recursos teóricos de diversas abordagens como: Gestalt/Transpessoal/Antroposofia/Ludoterapia e Psicanálise. Sua fundamentação teórica mais abrangente está na Psicologia Analítica de C. G. Jung (psicologia junguiana), em seu processo da criação simbólica através de imagens oriundas do inconsciente (pessoal e arquetípico/coletivo).

Abrange diversas linguagens como: plástica, sonora, literária, dramática, dança e expressão corporal, a partir de técnicas expressivas como: desenho, pintura, modelagem (argila, arame, papier marchê, papietagem, gesso, etc.), colagem, costura, escultura, fotografia, linoleogravura, mandalas, mascaras, relevo em metal ou papel, mosaico, tear, monotipia, assemblagem, música, poesia, confecção de personagens, dramatização, narração e criação de histórias, escrita criativa, relaxamento e visualização criativa. Benefícios surgem no processo de criar e recriar as etapas da vida. Estes conteúdos internos tornando-se possíveis de serem vivenciados, reeditados, plasmados e transformados, através da arte; ampliam a consciência sobre suas potencialidades e atuação no mundo. O individuo ao descobrir seu processo criativo, entra em contato com conteúdos internos. O processo em arteterapia vai fornecer ao cliente, suportes materiais adequados para a energia psíquica. A imagem ganha forma e significado. Assim, o diálogo com a imagem criada se faz possível, de forma que a energia psíquica possa circular e ganhar sentido com a história pessoal e coletiva de cada cliente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• PHILLIPINI, Angela. Mas o que é mesmo arteterapia? Disponível em: http://www.arteterapia.org.br/v2/pdfs/masoque.pdf.

• SANTOS, Sandra Regina (org.)/ Ana Altiva Pereira de Araújo Filha – Luis Fernando Furlanetto Pacheco. Jung – Um Caminhar Pela Psicologia Analítica. Ed. Wak. RJ, 2008

• ROHDE, Bárbara Gehrke. O que é Arteterapia de abordagem Junguiana?
• Disponível em: https://psiqueobjetiva.wordpress.com/2012/09/03/o-que-e-a-arteterapia-de-abordagem-junguiana/

• OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1977.
• _____________. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983.
• _____________. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1990.

rorossante

Rosangela Rozante

Rosangela Rozante – CRP-05/5024 – AARJ-302, é especialista em psicologia junguiana (SBPA/UNESA), Arteterapia (Pomar e UniRIO) e Ciclo de Desenvolvimento Humano (UFRJ). Coordenou o Curso de Pós Graduação em Arteterapia da UNIFLU/Campos. É membro da Diretoria da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro – AARJ e Coordenadora Geral dos Cursos de Introdução e Formação Clínica de Arteterapeutas da clínica que dirige a 15 anos – Espaço Terapêutico Caminhos do Self – Artes e Terapias Integradas, onde mantém uma equipe de profissionais de saúde, artes e educação. Oferece trabalhos terapêuticos corporais e ateliês de arteterapia. Grupos de Estudos na Psicologia de C.G.Jung e em Arteterapia.

Email: caminhodoself@globo.com – – home Page: caminhosdoself.com.br


Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.